Search
Saturday 10 December 2016
  • :
  • :
Dicas de moda, roupas, musculação, informática, passagens, promoções e muito mais               

5 dicas para remover ferrugem

Cleaning products and rubber gloves in a dirty kitchen sink.

Cleaning products and rubber gloves in a dirty kitchen sink.

Quando algum objeto da nossa casa enferruja, a primeira ideia que vem à mente é descartá-lo, afinal, os itens enferrujados parecem irrecuperáveis. Ledo engano! Nem sempre jogar os objetos com ferrugem fora e comprar outros artigos para repor é a melhor saída. Com algumas ideias práticas, econômicas e eficientes, dá para remover a ferrugem que se instala nas mobílias, utensílios domésticos, peças decorativas e até no piso. Continue lendo o nosso artigo e descubra várias soluções para resolver o problema dos artigos enferrujados e tê-los novinhos em folha. Vem com a gente!

Use bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um produto multifuncional, que dentre outros poderes, tem a capacidade de limpar objetos enferrujados. Ele interage com moléculas orgânicas da ferrugem, o que promove a dissolução dela de maneira rápida e fácil. Se você quiser fazer um teste, misture o bicarbonato com água até formar uma pasta, espalhe o produto  sobre a área enferrujada. Feito isso, deixe a pasta de bicarbonato agir por dez minutos e, em seguida, remova com um pouco de água  ou apenas um pano úmido.

Que tal apostar nas bebidas gaseificadas?

Pode parecer inusitado, mas as bebidas gaseificadas também facilitam a remoção da ferrugem. Você pode, por exemplo, passar um pano umedecido com Coca-Cola na área enferrujada. Esfregue um pouco até remover a ferrugem e, depois, lave a peça com água e sabão. Vale destacar que essa retirada da ferrugem só é possível nesse método, porque os ácidos cítricos contidos nos refrigerantes em outras bebidas gaseificadas ajudam a amolecer e eliminar a ferrugem dos objetos.

Vinagre branco, por que não?

Outro produto super versátil é o vinagre branco. Ele serve para limpar geladeiras, armários, remover o bolor e também para eliminar a ferrugem. Para fazer isso, basta molhar um pano com vinagre e passar na marca de ferrugem. Quanto maior for a área enferrujada, mais vinagre você terá que utilizar. No caso de objetos pequenos, mergulhe-os em um copo cheio de vinagre de álcool ou maçã.

O limão também pode ser uma boa pedida

Como você bem deve saber, o limão também é útil em vários tipos de limpeza, inclusive na eliminação de ferrugem. Natural, cítrico e aromático, essa fruta é uma potente aliada nessa tarefa. Para remover as manchas de ferrugem, corte um limão ao meio e depois esfregue-o sobre a área manchada até obter o resultado esperado. Em situações nas quais a ferrugem estiver impregnada demais, jogue sal e limão na área e deixe a solução descansar por um dia. Depois é só lavar e secar como de costume!

Batata: quem diria?

Essa dica é mais incomum, porém, é igualmente eficiente. Para eliminar manchas leves de ferrugem, corte a batata ao meio e depois esfregue-a diretamente na área enferrujada. Para melhorar os resultados, transforme a batata em lixa, passando sal grosso nela. Você vai se surpreender!

E aí, você gostou das nossas dicas? Já usou alguma delas? Compartilhe suas opiniões e experiências com a gente! Até a próxima e continue acompanhando as novidades do nosso blog!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *