Search
Tuesday 6 December 2016
  • :
  • :
Dicas de moda, roupas, musculação, informática, passagens, promoções e muito mais               

Alimentos proibidos para grávidas

alimentos-proibidos-para-grávidas--300x252Peixes crus
Muito saudável e rico em nutrientes, vitaminas e gorduras saudáveis, o peixe cru pode ser perigoso à saúde da gestante e do feto. Entre correr o risco e sentir segurança ao se alimentar, evitar o peixe cru é a melhor decisão tomada. Apesar de saudável, o peixe cru pode ter contaminações de mercúrio, de má higiene além da importância da procedência e validade.

O mercúrio é um metal pesado depositado no mar através do ar, que carrega toxinas e poluentes de mineração, de indústrias contaminando os frutos do mar. O mercúrio é prejudicial à gestante e ao feto, podendo causar má formação cerebral e do sistema nervoso, portanto peixe cru é um alimento proibido para grávidas.

Os peixes que mais se contaminam com o mercúrio e toxinas é o tubarão, cação, o peixe espada, a cavalinha. Os peixes que menos se contaminam com as toxinas é o pintado, salmão, arenque, atum, bacalhau e demais peixes com barbatanas e escamas, que funcionam como proteção à carne do peixe.

Além da contaminação por metais pesados, a má conservação, o preparo inadequado, a falta de higiene, a procedência são fatores que fazem do peixe, mariscos e crustáceos alimentos proibidos para grávidas ou evitados.

Carnes cruas
Defumados, carne sangrando ou mal passada e carnes cruas são alimentos proibidos para grávidas, podendo conter contaminações da salmonela, parasita da toxoplasmose, devendo ser evitada a carne bovina, suína ou de aves e caça cruas ou mal passadas.

Leite cru
O leite cru não pasteurizado é proibido para mulheres grávidas, podendo ter contaminação de bactérias. A pasteurização é feita em altas temperaturas que acabam com qualquer contaminação do leite de vaca, cabra ou ovelhas. Ferver várias vezes o leite tirado na hora é a solução para evitar contaminações.

O mesmo procedimento se dá aos queijos, sorvetes ou qualquer alimento e derivados do leite não pasteurizado.

A higiene no preparo dos alimentos e no armazenamento deles é fundamental para evitar contaminações em verduras cruas, frutas, legumes e alimentos em geral. A dica e lavar bem e deixar de molho com gotas de vinagre por 15 minutos e depois lavar com água corrente.

Ovo cru
Bater com frutas a gema, fazer gemada, maionese caseira, molhos caseiros, massas cruas ou sobremesas que levam ovos crus são alimentos proibidos para grávidas. O ovo cru pode estar contaminado com salmonela.

Bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas são expressamente proibidas durante a gravidez.

Cafeína
Chás e bebidas com cafeína não são recomendadas as gestantes, por ser estimulantes, podem levar ao parto prematuro. Dois cafezinhos ao dia são passáveis, evite refrigerantes com cafeína, chocolates e chás. Confira os chás permitidos e proibidos para grávidas.

Evite excesso de açúcar e até adoçante, prefira bebidas ao natural, como sucos, leite, chás e frutas in natura.

Evite alimentos gordurosos, frituras, salgadinhos, embutidos, excesso de carboidratos que são alimentos perigosos e vazios em relação a nutrientes e vitaminas. Dê preferência aos carboidratos das frutas e alimentos integrais.

O cigarro, as bebidas alcoólicas são proibidos para gestantes. Os doces de confeitaria, massas em excesso, sorvetes, muito açúcar devem ser evitados.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *