Search
Thursday 8 December 2016
  • :
  • :
Dicas de moda, roupas, musculação, informática, passagens, promoções e muito mais               

Boeuf Bourguignon receita Jogo de Panelas Mais Você 19/12/2014

beaf-300x225Anote a receita de Boeuf Bourguignon do quadro Jogo de Panelas XIII do programa Mais Você da Ana Maria Braga dessa sexta-feira dia 19/12/2014.

Ingredientes
Boeuf Bourguignon

1,5 kg carne (músculo)
30 ml óleo canola ou girassol
60 gr manteiga
300 g farinha de trigo
400 g champignons de Paris
Sal e pimenta-do-reino a gosto
35 unid Echalotes
200 g Bacon magro sem couro
1 unid Cebola grande
3 unid cravo-da-índia
1 l vinho Pinot Noir (mais suave) (pode ser Cabernet Sauvignon se quiser mais forte)
Bouquet Garni
1 ramo de tomilho
1 folha de louro
1 ramo de alecrim
1 Ramo de salsinha
1 ramo de cebolinha
1 tablete de caldo de carne
2 pacotes (mesma proporção champignon) cenoura baby
Purê de Batata

5 batatas descascadas
½ noz-moscada
500 ml de creme de leite
2 copos de leite integral
2 colheres de sopa de manteiga
Pitada de sal
Decoração – Salsinha

Modo de preparo
Cortar a carne em pedaços de 80 g, salpicar sal e pimenta nos cubos de carne. Cortar o bacon (metade – 100 gr ) em pequenos cubos. Em uma panela de pressão, esquentar o óleo e colocar 40 gr de colher de sopa de manteiga e cubos de bacon. Deixe por alguns segundos. Coloque os pedaços de carne para dourar por 3 a 4 minutos. Virar algumas vezes para que fiquem selados uniformemente. Retirá-los com ajuda de uma escumadeira.
Retirar o suco da carne da panela e acrescentar meia colher de sopa de manteiga, retornar com a carne depois salpicar a farinha virando-os várias vezes em fogo alto até selar. Colocar o vinho para ferver junto com uma cebola e 3 cravos-da-índia espetados. Após ferver o vinho, retirar a cebola e derramar o vinho ainda quente na panela de pressão. Inserir o caldo de carne, o restante do suco da carne, bouquet garni (Tomilho, Louro, Salsinha, Alecrim e Cebolinha). Cozinhar na panela de pressão até ferver (+/- 20 min) ou até apitar. Tirar da panela de pressão e cozinhar em fogo baixo durante 2h. Retificar o tempero no meio do cozimento.

Preparar os champignons (cortar em pedaços e retirar o caule) e descascar as echalotes.

Cortar o restante do bacon em cubos e fritá-los em uma panela, durante 3 min. Colocar as echalotes na panela. Cozinhar tampada por uns 10 minutos em fogo bem baixo, depois algum tempo descoberta para dourá-las ligeiramente. Reservar com o bacon.

Por fim, acrescentar o champignon e o restante da manteiga na panela e cozinhá-los a fogo médio por 5 min. Incorporar o bacon e as echalotes.

Verificar o cozimento da carne. Acrescentar cenouras 1 hora antes. Colocar o bacon, os champignons e continuar o cozimento faltando 30 min. Desligue fogo.

Purê de Batata

Descascar as batatas no sal e cortá-las em rodelas de espessura de 1cm. Espremer batatas cozidas na panela e adicionar lentamente a manteiga, o leite e depois o creme de leite fresco, sempre mexendo bastante deixando-o bem cremoso. Deixe ferver por alguns minutos e enquanto ferve, rale noz-moscada por cima para que sabor incorpore às batatas. Desligue o fogo.

Para servir: arrumar o purê e salpicar salsinha nos pratos acompanhando o Boeuf Bourguignon.

Receita do dia: 19/12/2014




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *