Search
Monday 1 September 2014
  • :
  • :

Dicas para criação de Codornas Poedeiras

criar codornasPrimeiramente procure adquirir aves de criadores com referência. Para consumo doméstico, pode-se começar um plantel com seis fêmeas e um macho. Se a intenção for ganhar escala e rentabilidade em um pequeno comércio, a criação deve começar com 10 mil aves.

AMBIENTE – as avezinhas não necessitam de muito espaço, mas recomenda-se que o local onde serão mantidas permita a ampliação da criação. É importante que seja arejado e claro, mas sem corrente de vento, umidade ou incidência direta do sol. Galpões com pé-direito entre 2 e 2,3 metros de altura são adequados para a criação, devendo contar com janelas que fiquem acima da gaiola mais alta da bateria. O mais indicado é cobertura com telhas de barro e piso queimado ou de cimento, com pequena declividade para facilitar a limpeza.

GAIOLAS – em lojas de produtos agropecuários, podem ser compradas gaiolas próprias para a criação. Muitos modelos possuem comedouros e bebedouros que já fazem parte da armação feita de arame galvanizado. As medidas indicadas para o criador que está começando são de 30 x 30 x 30 centímetros e de 12 a 15 centímetros de altura. Monte baterias de três a quatro gaiolas, uma ao lado da outra. Elas já vêm com extensão com declive para o deslizamento do ovo e compartimento embaixo da base gradeada, para que as fezes fiquem acomodadas e não tenham contato com os pés das aves.

ALIMENTAÇÃO – a Saraiva dispõe de uma completa linha de rações para codorna que deve ser alimentada de acordo com a fase de vida. Nos primeiros 15 dias, dê ração inicial, e, dos 16 aos 50 dias de vida, a de crescimento. A partir daí, forneça apenas ração de postura. Dentre o período de troca dos alimentos, deverá ser feita moderadamente e com atenção para evitar mudanças no metabolismo. Em média, cada ave adulta consome 25 gramas de ração por dia.

PRODUÇÃO – consideradas ótimas poedeiras, as codornas iniciam a fase de postura ao atingir entre 50 e 60 dias de vida. Daí em diante, as aves botam ovos diariamente por dez meses seguidos, com intervalo de dois meses para a muda de penas. Cada codorna gera de 250 a 300 ovos no primeiro ano, quantidade que diminui no ano seguinte.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *