Search
Tuesday 6 December 2016
  • :
  • :
Dicas de moda, roupas, musculação, informática, passagens, promoções e muito mais               

Possíveis causadores de sangue na urina de cães

cachorro-urinando-sangue

Confira, abaixo, alguns dos problemas mais conhecidos que desencadeiam a hematúria:

  • Infecções do trato urinário

Afetando a bexiga e todo o trato urinário do cão, as infecções nesta área são causadas por bactérias (na maioria dos casos) que provocam uma série de sintomas nos animais além do sangue no xixi. Dor ao urinar, febre, aumento da frequência do xixi e lambidas constantes nas genitálias também estão entre os sintomas de problemas no trato urinário, sendo que a infecção pode se espalhar para os rins do animal e causar consequências piores. Anti-inflamatórios e antibióticos são os medicamentos mais usados para tratar o problema, e devem ser receitados somente por profissionais.

  • Cistite

A cistite canina é a inflamação da bexiga dos cães e pode ser causada por bactérias nas vias urinárias do animal. Pedras na bexiga, tumores, má formação anatômica e retenção de urina por causas externas também podem ajudar o problema a aparecer, causando incontinência urinária e a presença de sangue no xixi. Relativamente frequente na vida canina, a cistite só pode ser diagnosticada por um profissional, geralmente através de ultrassonografia, e requer muita atenção e cuidados específicos, já que pode evoluir para algum tipo de tumor quando não tratada.

  • Tumores

Um dos sinais da presença de tumores em cães – sejam eles benignos ou malignos – é a hematúria e, nestes casos, somente um profissional veterinário terá condições de diagnosticar o tipo de tumor e indicar o tratamento adequado.

  • Pedras (Cálculos urinários)

Assim como nos seres humanos, a presença de pedras nos rins ou na bexiga dos cães pode causar lesões diversas no trato urinário, causando o aparecimento de sangue no xixi do animal, além de sintomas como dor abdominal e dificuldade para urinar.

  • Envenenamento

O contato dos cães com substâncias tóxicas, como o veneno de rato – encontrado em diversos ambientes de acesso frequente por parte dos pets – causa envenenamentos graves que, se não tratados prontamente, podem levar o animal a óbito. O sangue na urina é um dos sinais de intoxicação mais comuns nos cães, e ocorre em função de sangramentos internos.

  • Traumas

Cachorros podem aparentar estarem bem após traumas como quedas, batidas e até atropelamentos. No entanto, a parte interna do seu corpo pode ter sofrido lesões sérias, e o sangue no xixi de cães que sofreram algum tipo de acidente é um dos principais indícios desse tipo de situação, que deve ser cuidada imediatamente, pois pode ser sinal, por exemplo, de um sangramento interno, como uma ruptura de bexiga.

  • Doenças Infecciosas

Algumas doenças infecciosas em cães podem também levar à hematúria, como a leptospirose que, junto com seus sinais clássicos como insuficiência renal e hepática, pode levar à presença de sangue na urina.

Fonte: CachorroGato




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *